Afine agora sua harmônica!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Afine agora sua harmônica!!!

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Qua Maio 13, 2015 8:08 pm

Olá Pessoal,

Este tópico é para dar uma introdução rápida sobre afinação da nossa querida harmônica...
Caso queira que aprofunde o assunto é só falar....

Vamos lá...

Peguei uma gaita Croma da Bends....
Primeiramente....desparafuse sua gaita para tirar as placas superiores e inferiores...

Quando você desmontar verá que temos palheras para fora e para dentro....
as notas aspiradas está voltadas para FORA:

As notas sopradas estão voltadas para DENTRO:
obs...se precisar afinar alguma nota soprada deverá desmontar mais essa parte pois as palhetas devem ser raspadas pela parte de dentro...

Beleza....agora que você sabe quais são as notas sopradas e aspiradas deve pegar um afinador e soprar a nota desejada...
Se a nota está mais baixa que o normal...ou seja....se a nota era D...e está dando Db......ou C#.....e não está centralizada no D...vc deve aumentar a nota....para isso basta raspar a ponta da palheta....não esqueça de colocar alguma superfície rígida abaixo da palheta...

Se a nota agora está alta....ou seja era para ser um D e está dando um D#...vc deve baixa a nota....para isso basta raspar na parte superior da palheta...um pouco acima da metade da palheta....

Bem pessoal...
É só isso ai....não é difícil mas precisa de prática....
Uma dica é começar com as gaitas antigas....ou estragadas para treinar bacana....

Um vídeo legal que explica direitinho é este do meu canal do YouTube:

Espero que gostem...
Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Ver perfil do usuário http://gaitistarb.com.br

Re: Afine agora sua harmônica!!!

Mensagem por Quiccóli em Sab Ago 29, 2015 10:31 am

Olá Rodrigo, Exelente material.

Você teria alguma coisa sobre regulagem de GAP e selagem/lacramento?

Vlw afro
Quiccóli

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Sab Ago 29, 2015 12:05 pm

Poxa esse não tenho..porém eh algo q posso planejar para fazer um material bacana sobre isso tbm! ☺
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por Adilson Gomes em Qua Fev 24, 2016 7:13 pm

Oi Rodrigo, a Cromática a afinação é igual?

Adilson Gomes

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Sex Fev 26, 2016 2:07 pm

Adilson Gomes escreveu:Oi Rodrigo, a Cromática a afinação é igual?
Exatamente Adilson, porem a cromática será um pouco mais complexa no que diz respeito a montagem da gaita...pq vai ter 4 placa de vozes enquanto a diatonica so tem 2....estou pensando em fazer um video e ate um post sobre a cromática...pois eh algo que falta na net ne?
Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por Adilson Gomes em Sex Fev 26, 2016 4:45 pm

RodrigoBrasileiro escreveu:
Exatamente Adilson, porem a cromática será um pouco mais complexa no que diz respeito a montagem da gaita...pq vai ter 4 placa de vozes enquanto a diatonica so tem 2....estou pensando em fazer um video e ate um post sobre a cromática...pois eh algo que falta na net ne?
Grande abs

Opa! Valeu pela informação, ñ tem mesmo, se vc conseguir fazer ficaria mto bom...abs

Adilson Gomes

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Ter Mar 01, 2016 7:56 am

Adilson Gomes escreveu:
Grande abs

Opa! Valeu pela informação, ñ tem mesmo, se vc conseguir fazer ficaria mto bom...abs

Grande Adilson...
Ta na mão...
http://forumgaitistarb.forumeiros.com/t7-aprenda-a-desmontar-sua-gaita-cromatica-e-afinar-manutencao-basica
Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por Gean em Qui Maio 12, 2016 12:28 am

Tenho coragem não! scratch

Gean

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Qui Maio 12, 2016 11:28 pm

Gean escreveu:Tenho coragem não! scratch
É assim mesmo Gean...normalmente criamos coragem quando acontece algum problema ou quando já temos pelo menos uma gaita no estoque de teste...rsrs
Mas é assim mesmo! Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por ANTONIO CLAUDIO COELHO em Sab Abr 22, 2017 9:37 pm

Rodrigo, ainda neste tópico de manutenção, gostaria de saber onde consegue comprar ferramentas para manutenção em gaita e materiais como palhetas, rebites, etc. Se tiver algum site internet, melhor. Obrigado.

ANTONIO CLAUDIO COELHO

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Dom Abr 23, 2017 1:33 pm

ANTONIO CLAUDIO COELHO escreveu:Rodrigo, ainda neste tópico de manutenção, gostaria de saber onde consegue comprar ferramentas para manutenção em gaita e materiais como palhetas, rebites, etc. Se tiver algum site internet, melhor. Obrigado.

E ai Antônio tudo bem?
Brother infelizmente não temos mta coisa sobre isso para comprar pela net... Sad
Havia o site harmonicamaster porém está meio que acabando..não estão renovando o estoque...
De ferramenta a Hering....a Hohner...vendem no site se não me engano...a hering tenho certeza...Agora que voltei com a Hering vou tentar pegar para vender peças tbm..como palheta e rebites...pois não costumam vender muito isso para fora...
blzz?!
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por ANTONIO CLAUDIO COELHO em Dom Abr 23, 2017 9:40 pm

ANTONIO CLAUDIO COELHO escreveu:Rodrigo, ainda neste tópico de manutenção, gostaria de saber onde consegue comprar ferramentas para manutenção em gaita e materiais como palhetas, rebites, etc. Se tiver algum site internet, melhor. Obrigado.

E ai Antônio tudo bem?
Brother infelizmente não temos mta coisa sobre isso para comprar pela net... Sad
Havia o site harmonicamaster porém está meio que acabando..não estão renovando o estoque...
De ferramenta a Hering....a Hohner...vendem no site se não me engano...a hering tenho certeza...Agora que voltei com a Hering vou tentar pegar para vender peças tbm..como palheta e rebites...pois não costumam vender muito isso para fora...
blzz?!

Valeu Rodrigo, obrigado, vou aguardar quando você estiver vendendo. Abraços.

ANTONIO CLAUDIO COELHO

Ver perfil do usuário

Mensagem por vinicius.renard em Sex Jun 02, 2017 4:07 pm

Ótima informação Rodrigo. A minha tá desafinada pouca coisa, vou tentar afinar mais pra frente e posto o resultado aqui.

Agora uma coisa, lembro ter visto alguém falando que o tempo médio de durabilidade de uma gaita é de uns 6 meses ou algo em torno disso dependendo dos cuidados do gaitista, mas essa durabilidade significa o que? Que ela ficará desafinada ou ficará inutilizável? Pq ando querendo comprar outra gaita e queria muito uma Marine Band ou uma similar (uso uma freeblues atualmente), mas pagar 250 pratas sabendo que não vai durar muito é doído. Alguém sabe explicar melhor essa questão da durabilidade?

vinicius.renard

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Seg Jun 05, 2017 11:42 pm

vinicius.renard escreveu:Ótima informação Rodrigo. A minha tá desafinada pouca coisa, vou tentar afinar mais pra frente e posto o resultado aqui.

Agora uma coisa, lembro ter visto alguém falando que o tempo médio de durabilidade de uma gaita é de uns 6 meses ou algo em torno disso dependendo dos cuidados do gaitista, mas essa durabilidade significa o que? Que ela ficará desafinada ou ficará inutilizável? Pq ando querendo comprar outra gaita e queria muito uma Marine Band ou uma similar (uso uma freeblues atualmente), mas pagar 250 pratas sabendo que não vai durar muito é doído. Alguém sabe explicar melhor essa questão da durabilidade?

É isso mesmo Vinicius..o ideal é ir pegando nossas gaitas para aprender mesmo...principalmente aquela que quebrou alguma palheta e nao vai usar mais...rs
A durabilidade é o qnto vc vai tocar e não precisará afinar...o tanto que a palheta ira durar...essas coisas assim entende?
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: