Problema no -2??? (orifício 2 aspirado)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema no -2??? (orifício 2 aspirado)

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Sab Jun 06, 2015 9:40 pm

E ai galera tudo tranquilo?
Bem...muito gente me procura falando de um certo problema no orificio de número 2 aspirado na gaita diatônica!
Isso é muito normal para quem está começando...não só no -2...mas nas notas graves e agudas...
Bem...pode ser que sua gaita esteja realmente com algum problema...mas na maioria das vezes está acontecendo isso devido a maneira que você está aspirando ou soprando sua gaita..
Dê uma olhada no vídeo abaixo...pode ser bem esclarecedor....Só esqueci de falar uma coisinha....caso não consiga tocar o -2 com o que falei no vídeo...que será dificil....tente tampar seu nariz enquanto toca....isso diminui a "força" do ar que esta direcionando....

Espero ter ajudado,
Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Ver perfil do usuário http://gaitistarb.com.br

Re: Problema no -2??? (orifício 2 aspirado)

Mensagem por Quiccóli em Sex Ago 28, 2015 7:34 am

E ai Rodrigo, tudo tranquilo ? Very Happy
Acompanho seus vídeos bem a uns 3 anos +- , a gaita foi o primeiro instrumento que tentei aprender, após um curto período de tentativa de aprendizado, desisti pois não via muita evolução (na verdade não tive paciência), enfim nesse meio tempo aprendi a tocar violão, um pouco de Cajon e o basico de Bateria. Porém a uns 3 meses resolvi voltar a me dedicar a gaita... dessa vez estou tendo evolução (consigo tocar algumas coisinhas e frases de Blues), porém o -2 ainda é um dilema... por nada no mundo consigo tirar som dele... na verdade só consigo se manter minha via nasal aberta e aspirar em conjunto (boca + nariz) você já viu algo parecido?
Quiccóli

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Sex Ago 28, 2015 11:15 am

Grande Quiccóli e aí tudo tranquilo?
Opa..mas que coisa boa saber que voltou a estudar este maravilhoso instrumento! Conte conosco para o que precisar!!
Brother. .para esse orifício temos um milhão de receitas hehe...e essa que me falou é uma dessas...Se vc estiver conseguindo fazer a nota assim...Pode continuar mais um pouco...q em breve estará fazendo normalmente...Co o qualquer outra nota...
Mas um ponto muito importante que deve se atentar eh no que diz respeito a embocadura...Como está a sua? Se estiver com vazamento ainda..Pode ser por isso q está com um pouco de dificuldade...esse orifício a embocadura deve estar perfeita...Se nenhum vazamento por menot q seja..
Eh isso ai..
Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por Quiccóli em Sab Ago 29, 2015 10:19 am

Cara sabia que iriamos falar sobre embocadura lol! , quando eu ia editar meu post e colocar que minha embocadura esta legalzinha sem vazamento e tal, vc já tinha respondido.

Até pra tirar essa dúvida da embocadura uma vez, tampei os orifícios com uma fita adesiva, deixando só o 2 aberto e fui soprar e aspirar só ele Cool , e o som continuou o mesmo, vi que nada vazava... logo descartei a possibilidade de ser embocadura Sad .

Enfim... vejo que é algo referente a pressão empregada no sopro mesmo, preciso treinar mais e me dedicar.

O único problema dessa "técnica" de deixar a via nasal aberta é que o pulmão enche de ar muito rápido  Exclamation

Uma coisa que gostaria também é testar em uma gaita melhor que a minha (HotMetal da Hohner - Chinesa), pra ver se não tem a ver com o estilo da gaita, por ela ser uma gaita muito barata não sei se dificultaria a técnica.  scratch

De momento é isso, valeu pela resposta tão rápida.

Abs.
Quiccóli

Ver perfil do usuário

Mensagem por RodrigoBrasileiro em Sab Ago 29, 2015 12:02 pm

Que isso brother estamos aqui para tentar ajudar um ao outro!
Bacana..Se fez isso..E está bacana..entso uma pane a menos..Então eh apenas a questão da pressão que vc mencionou memso..aí eh só treino até acostumar..deixa esse orifício um pouco de lado...e mete bronca nos outros...aí de vez em quando volta nele para ver se está melhorando...
A gaita ajuda tbm...mas não preocupe com isso por agora...o lance eh acostumar mesmo...
Grande abs
RodrigoBrasileiro
Admin

Mensagem por Gean em Qui Maio 12, 2016 12:18 am

Quiccóli escreveu:Cara sabia que iriamos falar sobre embocadura lol! , quando eu ia editar meu post e colocar que minha embocadura esta legalzinha sem vazamento e tal, vc já tinha respondido.

Até pra tirar essa dúvida da embocadura uma vez, tampei os orifícios com uma fita adesiva, deixando só o 2 aberto e fui soprar e aspirar só ele Cool , e o som continuou o mesmo, vi que nada vazava... logo descartei a possibilidade de ser embocadura Sad .

Enfim... vejo que é algo referente a pressão empregada no sopro mesmo, preciso treinar mais e me dedicar.

O único problema dessa "técnica" de deixar a via nasal aberta é que o pulmão enche de ar muito rápido  Exclamation

Uma coisa que gostaria também é testar em uma gaita melhor que a minha (HotMetal da Hohner - Chinesa), pra ver se não tem a ver com o estilo da gaita, por ela ser uma gaita muito barata não sei se dificultaria a técnica.  scratch

De momento é isso, valeu pela resposta tão rápida.

Abs.

Salve Quiccóli, tudo bem? Cara eu estou com minha gaita há uns 3 ou 4 meses, e senti a mesma dificuldade por um bom tempo, e treino bem pouco. A saída que encontrei e que me serviu foi ficar insistindo na nota até descobrir como fazê-la soar da forma correta. Foi assim, comecei a tocar a nota e ela saia toda "torta" (é como eu falo rsrs) então a cada aspirada eu tentava uma abordagem diferente de configuração da boca e da garganta, e nada estava adiantando, foi quando mudei a pressão do ar que tive resultado. Não consigo fazer este negócio de nazalizar, mas pelo que você fala parece que está dando muita pressão na nota, então como sugestão tente aspirar a casa dois bem de leve, quase como se estivesse respirando através dela, sem se importar com o som que vai sair. Posso estar falando besteira mas pra mim funcionou, e hoje consigo tocar a 2 e as agudas sem problemas, as agudas nem tanto, ainda tenho que pensar um pouquinho rsrsrs. Sucesso!

Gean

Ver perfil do usuário

Mensagem por Gean em Qui Maio 12, 2016 12:21 am

RodrigoBrasileiro escreveu:Que isso brother estamos aqui para tentar ajudar um ao outro!
Bacana..Se fez isso..E está bacana..entso uma pane a menos..Então eh apenas a questão da pressão que vc mencionou memso..aí eh só treino até acostumar..deixa esse orifício um pouco de lado...e mete bronca nos outros...aí de vez em quando volta nele para ver se está melhorando...
A gaita ajuda tbm...mas não preocupe com isso por agora...o lance eh acostumar mesmo...
Grande abs
Nossa Rodrigo tu és muito rápido na resposta, enquanto eu escrevia tu respondeu pro cara! Shocked Fiquei sem graça, rsrsrs. Sucesso!

Gean

Ver perfil do usuário

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: